Histórico

As regionais da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica), sentindo a necessidade de espaços presenciais onde pudessem discutir questões relacionadas a problemas mais particulares das escolas médicas de cada região do Brasil, propuseram a criação dos congressos regionais de educação médica. Assim, seria possível, não apenas compartilhar experiências e discutir as demandas de educação médica de cada região, como aproximar as escolas e articular a produção científica local. Além disso, identificar as características e a contribuição que cada região pode oferecer para o espaço nacional.

Isso possibilitou um fortalecimento da educação médica regional, que culminou em espaços qualificados de discussão e aprendizado. Não diferente, a regional de Minas Gerais também sentiu a necessidade de uma identificação e aproximação com os docentes e discentes das escolas médicas mineiras, no intuito de fortalecer as discussões sobre os avanços e retrocessos da formação médica.

A criação do Congresso Mineiro de Educação Médica – COMEM, em 2005, surgiu, então, para suprir a necessidade de um espaço formal destinado tanto à socialização de experiências e produções quanto à articulação das escolas dentro da regional, na perspectiva de contribuir com as características e demandas das escolas mineiras nos debates realizados na ABEM.

Entendendo a importância e a necessidade do crescimento dessa pauta na Regional Mineira, o I COMEM realizado na cidade de Juiz de Fora em junho de 2005 com o tema “Identidade da Escola Médica: Desafios da Transformação do Internato” trouxe um avanço significativo nas discussões sobre o internato nesta regional.

Acreditando na relevância deste espaço para o fortalecimento da educação médica, a Universidade Federal de Uberlândia propôs-se a sediar a quarta edição desse encontro que promete ricos espaços para troca de experiências e aprendizado em busca de uma formação médica realmente condizente com a realidade brasileira.